Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VISITA AO ESTÁDIO DO ATLÉTICO DE MADRID - ESTÁDIO VICENTE CALDERÓN




Entre os dias 09 a 20 de novembro tive a oportunidade de conhecer as cidades de Madrid e Barcelona (Espanha) além de Roma (Itália), e claro, como amante do futebol não pude deixar de visitar os Estádios do Atlético de Madrid (Vicente Calderón), Real Madrid (Santiago Bernabéu), Barcelona (Camp Nou), Espanyol (Cornellà-El Prat) e dos times Roma e Lázio (Estádio Olímpico de Roma).

Exceção feita ao Estádio Olímpico de Roma, que encontrava-se fechado por questões de segurança, tive o prazer de conhecer excelentes estádios de futebol, que além de templos do futebol, tornaram-se pontos turísticos obrigatórios com excelentes museus aos quais passo a detalhar nos próximos posts, iniciando pelo Estádio do Atlético de Madrid. 

Loja do Atlético de Madrid

Estádio Vicente Calderón fica localizado no bairro de Arganzuela, às margens do Rio Manzanares tendo sido inaugurado em 02 de outubro de 1966, no empate de 1 a 1 entre o Atlético e o Valência, ainda com o nome de Estadio Manzanares. Luis Aragonés, do Atlético, de cabeça, fez o primeiro gol deste estádio aos 19 minutos do primeiro tempo.

Este foi o primeiro estádio europeu a ter todos os seus lugares cobertos por assentos, já na época de sua inauguração, o que o qualifcou como sede de diversos jogos internacionais importantes, inclusive da Copa do Mundo de 1982. 

Em 14 de julho de 1971 adotou o nome de Vicente Calderón em homenagem ao seu presidente de então, responsável direto pela construção deste estádio .

Sua capacidade já foi de 70.000 espectadores, hoje reduzida para 54.851 a fim de aumentar o conforto e a segurança deste estádio, que em 2003 recebeu a qualificação como cinco estrelas pela UEFA.

O estádio fica localizado ao lado de uma área residencial e por incrível que pareça não possui grande estacionamento, com certeza fruto da excepcional qualidade do transporte público de Madrid, onde você consegue tranquilamente deslocar-se para qualquer lugar utilizando apenas o sistema de Metrô. Iniciei a visita ao estádio após caminhada de cerca de 15 minutos iniciada no ponto turístico Puerta de Toledo.

Puerta del Toledo

Chegando ao estádio primeiramente adentrei a loja do clube, muito bem estruturada e  parecida com a loja do GALO localizada ao lado do Diamond Mall - Belo Horizonte/MG. Camisas do clube (cerca de 85 Euros), adesivos, bótons, faixas e até material escolar contendo o escudo do Atlético de Madrid eram os objetos mais vendidos. Como lembrança comprei um adesivo para minha coleção ( 4 euros).

Estádio Vicente Calderón

Ao lado da loja do clube encontra-se um bar temático nas cores do clube e nos moldes do LA CANCHA em Belo Horizonte/MG, possuindo telões para os dias de jogos e cardápio variado, ótimo para uma happy hour. Posteriormente visitamos o museu do clube (4 euros), muito inferior ao dos rivais Barcelona e Real Madrid, mas repleto de camisas antigas, troféus (lembrando que o último título de expressão fora a Liga Europa 2009/2010 e a Supercopa Européia 2010), jornais destacando grandes vitórias, chuteiras de jogadores ilustres, fotos dos grandes esquadrões bem como documentos históricos do clube.  

Museu do Atlético de Madrid

Verificamos algumas curiosidades sobre o Clube:

-  O rival Real Madrid é associado a uma torcida mais elitista, enquanto o Atlético é considerado um time de torcida mais popular;

- No período de 1939 a 1975 o clube conquistou 07 dos 09 títulos espanhóis que possui, sendo o último na temporada 1995/1996;

-  O clube foi vice campeão da Copa do Campeões da Europa em 1974, e por sinal, rendeu ao Atlético o curioso posto de primeiro clube campeão mundial sem conquistar o troféu interclubes continental de maior importância: o time derrotou o Independiente da Argentina sem ter vencido a Copa dos Campeões, perdida para o Bayern Munique. O clube alemão cedeu a vaga aos espanhóis. Por muito tempo, apenas Real e Atlético foram as equipes espanholas a serem campeões mundiais, até o Barcelona igualá-los em 2009.

O Atlético é ainda a terceira maior torcida da Espanha, com a simpatia de cerca de 5% da população, o que equivale a cerca de 2.000.000 de torcedores, metade deles na cidade de Madrid (o que equivale à preferência de 20% da população da capital espanhola)

- Em 1975 o clube contratou 02 brasileiros presentes na Copa do Mundo de 1974, ambos vindos do então Campeão Brasileiro Palmeiras: Leivinha e Luiz Pereira. Em sua primeira temporada, Leivinha termina como vice-artilheiro da Liga, com 18 gols. Outro brasileiro a chegar após uma Copa é Dirceu em 1979. Dirceu fica apenas três anos, mas sai do clube como um dos mais adorados da torcida. Presente na Copa de 1982, ele é o primeiro jogador do futebol estrangeiro convocado para a Seleção Brasileira para uma Copa, ao lado de Falcão (à época do mundial, na Roma/ITA).

Em toda a década de 1980, o time só consegue a Copa do Rei de 1985 e a Supercopa da Espanha na abertura da temporada seguinte.

- Uma péssima temporada em 1999/2000. Nem a contratação de Gamarra, festejado zagueiro paraguaio  da Copa de 1998 ajuda a defesa rojiblanca, que termina a temporada com saldo negativo de 16 gols e em penúltimo lugar, vergonhosamente rebaixada pela primeira vez em mais de 60 anos

Museu do Atlético de Madrid

O tour com guia para visita junto as dependências do estádio custa 9 Euros, e constatamos que realmente trata-se de um estádio conceituado com 05 estrelas pela UEFA.

Visão Geral do Estádio Vicente Calderón

Ficha técnica: 


NomeVicente Calderón
Características
LocalMadrid - ESPANHA
Gramado(105 x 70 m)
Capacidade54.851 espectadores
Construção
Inauguração
Data02 outubro 1966
Recordes
Jogo inauguralAtlético de Madrid x Valência
Primeiro golLuis Aragonés aos 19 minutos.

Proprietário Atlético de Madrid
MandanteAtlético de Madrid



Títulos


Intercontinentais

(1974) *

Continentais

(2009/10)
(1961/62)
(2007)

2 comentários:

  1. Estádio parece realmente sensacional. A loja do clube deve ser legal mesmo, mas abro um parenteses para dizer que a loja do Galo de Lourdes é bem bacana mesmo, mas a loja do Galo Barreiro é mais aconchegante e o atendimento é nota 10.

    Quanto ao Atlético de Madrid, lamento que tenha negociado os 2 melhores jogadores, Aguero e Forlan, embora tenha contratado o meia Diego, ex-Santos, que no meu modo de ver é um jogador de seleção. Devido a venda de Aguero e Forlan eu nem jogo mais com esse time no PES2012.

    Voltando a falar do estádio, quisera eu que em Minas houvesse um transporte público tão eficaz quanto parece em Madrid, pois ir de carro para o estádio está cada vez mais stressante, ainda mais quando seu time é ruim!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o time está em decadência, pois vendeu seus 02 grandes ídolos!! Vou visitar a LOJA DO GALO do Barreiro semana que vem hehehe...

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!