Pesquisar neste blog:

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VISITA AO ESTÁDIO DO BARCELONA - CAMP NOU



Na passagem por Barcelona no final do ano passado, houve um momento todo especial para o blogueiro dentre tantos outros pontos turísticos daquela magnífica cidade: O mundialmente conhecido e lendário estádio CAMP NOU (Campo Novo), pertencente ao melhor time do mundo atualmente, ao qual passo a relatar nas próximas linhas. E isso depois de conhecermos o estádio Vicente Calderón, de propriedade do Atlético de Madrid (para saber mais clique aqui) e o não menos famoso Santiago Bernabéu, pertencente ao Real Madrid (para saber mais clique aqui).




Sempre tive uma simpatia enorme pelo time do Barcelona, seja pela quantidade de craques brasileiros que passaram e fizeram sucesso por lá (Ronaldo Fenômeno, Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho), seja pelo fato de até poucos anos atrás o clube não estampar em sua camisa qualquer tipo de patrocínio, ou seja pelo bom futebol sempre praticado pela equipe ao longo dos anos  

Falando um pouco sobre a história do estádio, vale dizer que seu nome oficial é ESTADI FUTBOL CLUB BARCELONA, considerado 05 estrelas pela UEFA.


Inaugurado em 24 de setembro de 1957, quando o FCBarcelona abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por ser muito pequeno, a primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o Barcelona e a seleção da Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. 

Já o primeiro jogo oficial, válido pela Segunda Rodada do Campeonato Espanhol da temporada 1957/58, ocorreu na vitória do Barcelona sobre o Real Jaén por 6 a 1.

O Estádio também é famoso pela frase MÉS QUE UN CLUB, que significa um clube defensor dos direitos e das liberdades democráticas, pois o Barcelona foi duramente perseguido pela ditadura de Primo de Rivera, a partir de 1925 e posteriormente pelo Franquismo, até a intervenção fascista no clube. Esses fatos reforçaram a identidade catalã e a luta pela democracia.  



O estádio foi projetado por Francesc Mitjans (1909/2006), nascido na própria cidade de Barcelona e trata-se de figura chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 50.

O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981 o estádio foi ampliado para 150 mil lugares visando a COPA DO MUNDO DE 1982, disputada na Espanha. Em 1998, obedecendo normas da UEFA, substituiu as áreas onde torcedores ficavam em pé por assentos, diminuindo sua capacidade para 99.354 pessoas, segundo a página sobre o Camp Nou no site do Barça. Do total de sócios (mais de 173.000), cerca de 86 mil são “abonados”, ou seja, contam com carnê para toda a temporada. Comprar ingresso para jogos decisivos não é nada fácil!




Outro fato interessante é que no próprio estádio estão localizados tanto a sede social quanto administrativa do clube além de um excepcional museu. O complexo esportivo conta ainda com outro estádio, o "Mini Estadi" (capacidade para 20 mil pessoas) utilizado pelo Barcelona B e um ginásio multiuso para  8 mil pessoas, além de dormitórios para os jogadores das categorias de base. 

O CAMP NOU também é palco de diversos eventos (esportivos, sociais e culturais).



Chegamos ao estádio pelo ônibus turístico por volta das 1130hs, em decorrência de visita a diversos pontos turísticos de Barcelona e a expectativa era grande, afinal de contas, teria a oportunidade "in loco" de conhecer um dos mais famosos templos do futebol mundial,  visitado por cerca de 1,3 milhão de pessoas todos os anos. Compramos o ticket na bilheteria do próprio estádio ao preço de 20,9 Euros cada.


O Camp Nou não fica na região central de Barcelona, mas também não é muito afastado,  estando localizado próximo à região Universitária da cidade. É servido por 4 estações de metrô, além de inúmeros pontos de ônibus (Para saber um pouco sobre o transporte público em Barcelona, clique aqui).

Do lado externo do estádio visualizamos a estátua do ídolo búlgaro Kubala, cujo talento levava muitos adeptos do futebol ao antigo campo de LES CORTS, que se tornou rapidamente pequeno para tantos apaixonados pelo seu futebol. Esse foi um dos fatores que levou o Barça a construir o CAMP NOU.



Ao passarmos pela bilheteria, subimos uma rampa de cerca de 100 metros onde iniciamos a primeira parte da visita. Nada mais convidativo que o próprio escudo do Barça.




Adentramos ao museu do clube, onde deparamos com muitas curiosidades, tais como o primeiro escudo, uma camisa imortalizada pelo Capitão Puyol, fotos antigas de jogadores do Barcelona, chuteiras, bolas e camisas.


Mais adiante a sala de troféus, onde deparamos com as grandes conquistas da história do Barcelona, dentre Campeonatos Espanhóis, Copas do Rei, Ligas dos Campeões dentre tantos outros.

Destaque especial para as 6 copas levantadas pelo Barça em 2009: Liga Espanhola, Copa do Rei, Champions League, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e Mundial Interclubes (ah, eles também valorizam o Mundial Interclubes!). Você pode ouvir o imponente hino do Barça, com tradução da letra para vários idiomas.


Camisas comemorativas também fazem parte do museu.


Destaque especial para os craques do passado, dentre eles os brasileiros Ronaldo e Romário, além de Suarez e Cruyff.





O mais interessante no museu, na minha opinião, é a SEÇÃO INTERATIVA. Uma mesa enorme cheia de telas "touchscreen" permite ao visitante saber mais sobre 200 (duzentos!) capítulos importantes da história “blaugrana”, como o primeiro clássico Barça-Real Madrid, o primeiro título, os primeiros ídolos, as mais antigas “samarretas” (camisetas, em catalão) e muitas outras opções interativas.

Permaneci simplesmente por cerca de 40 minutos nesse local, visualizando gols dos brasileiros Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, o gol do primeiro título do Barça na Champions League, além de lances de Maradona, Messi, Laudrup dentre tantos outros craques que vestiram a camisa do Barcelona.  É necessário apenas um toque na tela e o lance ou gol aparece à sua frente.

Após nos deliciarmos com toda estrutura do museu, iniciamos o passeio pelas arquibancadas do Estádio. O Estádio é realmente de arrepiar, muito bem organizado e limpo, além de próximo ao gramado na parte inferior.









Saindo das arquibancadas, deparamos com uma sala toda especial, onde uma tela enorme exibe um mosaico de torcedores de todo o mundo que cantam o hino do Barcelona. É de arrepiar até o mais incrédulo torcedor de futebol, mesmo aquele que não tem qualquer simpatia pelo clube!! 

Logo abaixo, imagens dos craques no formato "figurinhas". Jogadores e seguidores, todos unidos pelo Barça!! Simplesmente espetacular!!




Logo a frente tivemos a oportunidade de vivenciar os melhores momentos do Barcelona no último ano, tudo no interior de uma HOME THEATER que mais parece um cinema, principalmente com os gols do último título do Barça na Champions League no jogaço BARCELONA 3 X 1 MARCHESTER UNITED.

Iniciando a última parte da visita deslocamo-nos até o gramado, passando antes pelos vestiários e pela capela do estádio.










No gramado tivemos a oportunidade de admirar todo o Estádio em local privilegiado além de conhecer o banco de reservas.






Última parada: Espaço reservado para a imprensa.






Finalizamos o tour na loja do clube, onde comprei mais um adesivo para minha coleção por 6 Euros (uma camisa do Barça custa cerca de 105 Euros).

Experiência sensacional e plenamente recomendada!!



7 comentários:

  1. Lindas fotos...com certeza uma viagem inesquecível ne.Bjus Liliam

    ResponderExcluir
  2. PArabéns pelo blog, muito lindas as fotos. Estou indo para Barcelona com o desconto que consegui para realizar esse meu sonho. Tomara que de tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vc vai gostar de Barcelona...Excelente cidade...

    ResponderExcluir
  4. Que riqueza de detalhes! Nos deixou ainda com mais vontade de conhecer! Estarei num grupo de 5 pessoas em Barcelona e queria sua opinião sobre quanto tempo reservar para conhecer o estádio e se é melhor ir de manhã, a tarde... essas coisas! rs... Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Que riqueza de detalhes! Nos deixou ainda com mais vontade de conhecer o estádio! Estarei num grupo de 5 pessoas em Barcelona e gostaria de saber quantas horas devemos reservar para a visita, se o melhor é fazer a visita a tarde ou pela manhã... Essas coisas! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Sugiro pela menos metade do dia, pois é realmente sensacional! Se vc gosta de futebol então!! FIquei uma tarde inteira apenas no tour pelo Estádio! Abs

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio Almeida vai a Barcelona esse ano?

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!